O setor de confecções é muito sensível às variações macroeconômicas, uma vez que seu principal custo provém da aquisição da matéria-prima, o algodão, que tem seus preços estabelecidos pelo mercado mundial e em dólar.
Já o segmento do varejo têxtil é altamente correlacionado com a variação do PIB (Produto Interno Bruto) e também com a evolução do crédito. Desta forma, o crescimento econômico apresentado nos últimos anos aliado à expansão do crédito impulsionou as vendas do setor de varejo como um todo e, em especial, o segmento de vestuário. A estabilização dos níveis de preços constatada nos últimos anos também propiciou um ganho real de renda para a população, contribuindo para a evolução do poder de compra dos consumidores.
O mercado de varejo de moda brasileiro é muito fragmentado e bastante competitivo. Competimos diretamente com outras lojas de departamentos locais, nacionais e internacionais, lojas especializadas, lojas de desconto e supermercados, além das plataformas asiáticas de vendas online.
As diferenças mais significativas entre os concorrentes do mercado de varejo incluem o layout das lojas físicas, a qualidade dos produtos, preços, mercadorias, marcas oferecidas e a disponibilidade de serviços auxiliares como concessão de crédito ao cliente e conserto de roupas adquiridas na respectiva loja.
A alta informalidade do setor gera grandes impactos principalmente sobre as redes de varejo e lojas de departamento que estão em conformidade com a legislação fiscal, trabalhista e ambiental. Mesmo com toda a concorrência ilegal, as grandes redes vêm crescendo fortemente nos últimos anos devido aos seguintes fatores:
(i) diferenciação;
(ii) segmentação;
(iii) qualidade;
(iv) avanços em tecnologia e controle;
(v) ganhos de escala.
O desempenho do setor varejista está diretamente relacionado a fatores relacionados ao desemprego, disponibilidade de crédito e taxas de juros. Durante 2023, a Companhia acompanhou uma retomada significativa no seu desempenho, com evoluções e fortalecimento do seu ecossistema. Mesmo diante dos desafios do cenário macroeconômico, a Companhia seguiu focada em extrair ainda mais eficiência do core business e evoluir a rentabilidade da Midway financeira. A Companhia avançou em suas prioridades estratégicas, centradas em quatro pilares fundamentais: Obsessão por produto, Democratizar o acesso à moda, Os nossos ativos têm que valer mais e Eficiência operacional.
O foco em fortalecer a proposta de valor da linha de vestuário, a partir de uma gestão de categorias mais eficaz, tem permitido a Companhia impulsionar o crescimento e otimizar a gestão de margem nas principais categorias de moda.
A Companhia goza de incentivos fiscais do imposto de renda sobre o resultado auferido na comercialização de produtos de sua fabricação na unidade fabril localizada em Natal. Esses incentivos, concedidos pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE, consistem na isenção ou redução de 75% de imposto de renda sobre resultados apurados em cada unidade fabril, até o ano-base de 2026.
A Companhia é beneficiada pelos seguintes incentivos: (i) Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte – PROEDI criado pelo Decreto nº 29.030/2019 e assegurado pela lei estadual nº 10.640 de 26 de dezembro de 2019, sob a forma de crédito presumido equivalente a 95% do valor do ICMS a recolher; e (ii) TTD 409 previsto no Regulamento do ICMS de Santa Catarina, em seu Anexo II, art. 246, sob a forma de crédito presumido para as operações de importação resultando numa tributação efetiva de 1,4%.