Relações com Investidores

Quem Somos

Perfil da Companhia

Há mais de 70 anos no mercado, a Guararapes é um dos maiores grupos de moda do Brasil, com uma operação que atualmente engloba:

  •  A rede varejista de lojas Riachuelo, Casa Riachuelo e Carter’s, com e-commerce e 373 endereços físicos espalhados por todo o país.
  • A Midway Financeira, uma plataforma integrada de produtos e serviços financeiros.
  • Duas fábricas de confecções de roupas e de tecidos em geral, localizadas em Natal – RN e em Fortaleza – CE.
  • O shopping Midway Mall, em Natal – RN.
  • Três Centros de Distribuição (“CDs”), localizados em Guarulhos – SP, Natal – RN e Manaus – AM.
  • A Transportadora Casa Verde.

A Companhia integra as operações de varejo, indústria e financeira, o que oferece ganhos de eficiência e agilidade às suas operações, desde o desenvolvimento do produto até sua chegada ao consumidor final. Suas lojas, escritórios, fábricas e CDs reúnem cerca de 40 mil colaboradores, focados em democratizar a moda no Brasil e unidos pelo propósito de conectar desejos a realizações.

Em mais de sete décadas, a Companhia testemunhou mudanças importantes no Brasil e no mundo, do surgimento das lojas com roupas prontas para vestir às revoluções geradas pela internet e pelas redes sociais. Caminhando ao lado dos brasileiros por toda sua trajetória, a Companhia sabe que é fundamental entender a jornada do cliente, suas necessidades e preferências.

Para a concepção de seus produtos, a Companhia integra a experiência que possui na indústria com estudos e análises de tendências, modelagens estampas, cores e materiais, buscando consistência e assertividade nos lançamentos que ocorrem ao longo do ano, oferecendo uma variedade de opções para atender aos diferentes lifestyles e ocasiões de uso dos seus consumidores.

Nos últimos anos, a Companhia vem desenvolvendo e construindo um ecossistema de moda, lifestyle e serviços financeiros, movimento que ocorre em conjunto com o processo de transformação digital da Companhia.
Cada vez mais a Guararapes percebe os clientes preocupados com o que estão consumindo: a procedência dos produtos, as condições em que as peças foram fabricadas, a destinação do resíduo. Com isso, revisitou o tema ASG (ambiental, social e governança) dentro da Companhia, e traçou uma estratégia relacionada principalmente aos temas materiais que permeiam a sua cadeia de valor, conforme apresentado no seu Relatório de Sustentabilidade

Do lado de Governança, deu um importante passo com a migração da Companhia para o segmento especial de listagem da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão denominado Novo Mercado (“Novo Mercado”), um marco para a Guararapes, reforçando seu compromisso com elevados padrões de governança corporativa.

 

Lojas Riachuelo S.A.

A Riachuelo, empresa do ramo varejista, foi adquirida em abril de 1979 com o objetivo de promover a integração entre o varejo e a produção.

A Riachuelo se propõe a facilitar o acesso à moda, levando-a ao consumidor com agilidade e qualidade, por um valor justo. Para tanto, pesquisa, desenvolve e distribui as novidades das passarelas e das ruas na velocidade que o mundo pede e que os clientes merecem. Além disso, busca trazer produtos de qualidade e com personalidade, para ser referência no varejo de moda feminina, masculina e infantil.

Atualmente, 100% da produção da fábrica da Guararapes é destinada às lojas da Riachuelo. Esse processo passou a ser desenvolvido com maior intensidade a partir de 2005, porém, apenas em 2008 a produção passou a ser totalmente direcionada para a rede de lojas do Grupo, que está presente em todo território nacional.

Com a força da marca Carter’s, a Riachuelo reforçou seu posicionamento no segmento de roupas para bebês e primeira infância, mercado que hoje é servido por pequenas redes de expressão regional no Brasil. A Carter´s apresenta forte sinergia com a proposta de valor da Riachuelo, uma vez que ambas oferecem produtos de qualidade com um ótimo custo-benefício. Possuir a exclusividade da marca no Brasil torna essa parceria uma importante âncora para a plataforma de canais digitais da Companhia, ao criar um ambiente que envolve todas as categorias relacionadas à maternidade, que fica ainda mais completa com a entrada do marketplace, com a oferta de roupas, enxovais, FMCG (Fast Moving Consumer Goods), linhas de puericultura leve e pesada, entre outros produtos e serviços que ampliam o relacionamento com o cliente e a frequência de compras.

Todas as lojas Carter´s nasceram omnicanal e integradas com o ecossistema da Companhia. No final de 2021, a Companhia contava com a presença de lojas Carter’s em todas as regiões do Brasil e site da marca dedicado para o mercado nacional.

A Casa Riachuelo oferece uma experiência de compra diferenciada, com peças que trazem as últimas tendências de diferentes lifestyles para vestir a casa do brasileiro, com foco em atender uma fatia do público ainda pouco explorada. Com a Casa Riachuelo, a Companhia oferece aos clientes o mix certo de produtos, preços competitivos, serviços financeiros e listas de presentes, tudo em uma experiência omnicanal. A Casa Riachuelo terminou o ano de 2021 com três lojas no formato phygital, onde expõe produtos dos sellers do marketplace nos endereços físicos e as vendas são realizadas a partir da solução de E-store/Prateleira Infinita. No fim do exercício de 2021, as lojas da Casa Riachuelo estavam presentes em todas as regiões do Brasil.

 

Midway Shopping Center e Imóveis Próprios

Inaugurado em 27 de abril de 2005, o Midway Shopping dispõe de 231 mil m² constituídos por três pavimentos ocupados por lojas satélites, lojas âncoras, praça de alimentação, serviços diversos, sete salas de cinema (Cinemark), além de um completo espaço gourmet composto por renomados restaurantes da cidade.

No terceiro piso do shopping está localizado o Teatro Riachuelo, uma moderna e completa casa de espetáculos de Natal. Inaugurado em dezembro de 2010, o espaço tem capacidade para até 3.500 espectadores, dependendo de sua configuração.

O shopping oferece um amplo mix de lazer, entretenimento e cultura, proporcionando ao público uma ampla variedade de shows e espetáculos a partir de uma administração especializada em parceria com operadores com grande experiência no segmento.

Além da operação do Midway Shopping, o grupo destaca-se por possuir um portfólio representativo de lojas em imóveis próprios. Em março de 2022, 48 lojas da Companhia estavam instaladas em imóveis pertencentes ao grupo, que representam 18% da área de vendas total. Considerando a área dos imóveis próprios, juntamente com o centro de distribuição de Natal e as plantas de produção industrial, a Companhia possui aproximadamente 590 mil m² em área bruta construída própria.

 

Transportadora Casa Verde

A Transportadora Casa Verde, empresa do ramo de transporte rodoviário, é responsável por parte da logística do Grupo. Devido aos investimentos realizados nos últimos anos, principalmente em tecnologia, tem sido capaz de entregar regularmente os produtos fabricados pela Companhia para as lojas da Riachuelo com eficácia.

 

Histórico

O Grupo Guararapes, hoje reconhecido como uma das Melhores Empresas do Setor Têxtil na Categoria Indústria da Revista Exame, bem como uma das maiores marcas empregadoras do país, iniciou seu legado em 1947, pelos irmãos Nevaldo e Newton Rocha, com a abertura de sua primeira loja de tecidos “A Capital”, em Natal – RN.

Após 4 anos de exercício, o primeiro negócio dos irmãos Nevaldo e Newton Rocha foi expandido para Recife – PE, com a implementação de uma confecção de tecidos, bem como a aquisição de diversos pontos comerciais.

Em outubro de 1956, foi fundada a Companhia, em Recife – PE. Passados 2 anos, foi inaugurada a primeira fábrica em Natal – RN, com área construída de 2.700m², consequentemente, transferindo sua matriz para a mesma localização.

No início da década de 1970, a Companhia realizou sua abertura de capital, com a conseguinte construção das fábricas de Fortaleza – CE em 1976, com 9.800m² de área construída e de Mossoró – RN, bem como a criação da cadeia de lojas Super G.

Em 1979, a Guararapes adquiriu a Lojas Riachuelo e a Wolens, expandindo sua atuação para o varejo têxtil, área responsável pelo maior crescimento da Companhia nos últimos anos.

Ainda em 1979, foi inaugurada a Guararapes Têxtil em Natal – RN, com 40.000m² de área construída. Em 1982, foi lançada a marca Pool, idealizada por Flávio Rocha, tornando-se um ícone de moda nos anos 1980, além de ter sido a principal patrocinadora do piloto Ayrton Senna no início de sua carreira, quando competia nas categorias Kart e Fórmula-3.

Posteriormente, em 1983, houve a incorporação das lojas Seta e Wolens pela Riachuelo. Dez anos depois (1993), o Grupo Guararapes passou por um processo de modernização e reestruturação.

Em 1997, a unidade fabril de Natal – RN (responsável pela produção da malharia e parte da camisaria), foi transferida e ampliada para o distrito industrial de Extremoz – RN, hoje com área construída de 150.000m². Em paralelo, a unidade fabril de Fortaleza – CE é responsável pela produção de tecidos planos, como sarja, jeans e camisaria. Os produtos produzidos pela Guararapes desempenham um papel fundamental diante dos desafios na cadeia de suprimentos, garantindo agilidade e um mix adequado à Riachuelo.

Além dos empreendimentos já existentes, a Companhia também investe em pesquisa, criação, desenvolvimento e no processo de distribuição para desenvolver seu modelo integrado, buscando eficiência entre o desenvolvimento do produto e a entrega nas lojas. Para isso, conta com três centros de distribuição (“CDs”), um em Extremoz – RN (inaugurado nos anos 2000, com 58.000m²), um em Guarulhos – SP (inaugurado em 2016, com 100.000m²) e outro em Manaus (com 6.000m²). Os CDs de Extremoz e Guarulhos possuem estoques e operações integradas tanto para canal físico quanto para o digital. Além disso, o CD localizado em São Paulo é 100% automatizado para confecção, com controle de SKU por peça.

Em 2005, a Companhia inaugurou o Shopping Midway Mall, em Natal – RN e em 2008 deu início às operações da Midway Financeira. Ainda, em 2010, iniciou as operações do Cartão Bandeira e inaugurou o Teatro Riachuelo, em Natal – RN.

Atravessando fronteiras, a Companhia abriu em 2013 um escritório na cidade de Shangai – China, para intermediar as negociações comerciais.

Em 2015, a Companhia deu início aos investimentos em um novo Centro de Distribuição para viabilizar a migração de 100% do mix para o modelo de reposição por SKU, fundamental para o desenvolvimento dos conceitos de fast fashion, o qual foi inaugurado em 2016. O maior investimento nos anos de 2015 e 2016 possibilita, cada vez mais, à Companhia tirar proveito de ser uma empresa integrada. Ainda em 2015, a Companhia começa a realizar as operações de celular e, em 2016, dá início às operações de Perfumaria.

Visando maior expansão do negócio, em 2020, a Companhia inaugurou dois novos formatos de lojas: a Casa Riachuelo e a Carter’s. Com a Casa Riachuelo, a Companhia oferece aos clientes peças que trazem as últimas tendências em diferentes lifestyles para vestir a casa do brasileiro. Paralelamente, ao adquirir a exclusividade da marca Carter’s no Brasil, a Companhia reforçou seu posicionamento no segmento de roupas para primeira infância, ampliando o relacionamento com o cliente.

Nos últimos anos, a Companhia vem desenvolvendo e construindo um ecossistema de moda e lifestyle em conjunto com o processo de transformação digital. Esse processo de transformação digital percorreu quatro grandes ciclos: primeiro, a Companhia recapacitou e atualizou seus ambientes e sistemas para fortalecer a base tecnológica que irá suportar seus próximos passos. Em seguida, redesenhou a arquitetura tecnológica, sob o olhar da sua estratégia, ambição e visão sistêmica integrada.

Em 2021, encerrou o terceiro ciclo, com a consolidação de pilares e alavancas capazes de trazer oportunidades de geração de receita. Agora, a Companhia entra no quarto ciclo, que foca na geração de valor e na integração de soluções tecnológicas, essenciais nesse universo cada vez mais multicanal, com inúmeras formas de interação, e sempre considerando a cliente no centro das decisões.

A fim de oferecer a melhor experiência de compra aos clientes, a companhia busca se adaptar a inovações tecnológicas, contando com soluções integradas como, por exemplo, e-store (prateleira infinita), serviço por WhatsApp, self checkout, personalização, rede de afiliados, listas de presente, PDV mobile nas lojas, entre outros.

Tais ferramentas são amparadas por soluções omnicanais (omnichannel) de grande eficiência logística, como o Retire em Loja e Retire Rápido, ship from store, entrega expressa, lojas hubs e centros de distribuição estrategicamente localizados com estoques e operações integradas com o mundo phygital (físico e digital).

Também em 2021, inaugurou a Loja do Amanhã, em Jacarepaguá – RJ, um modelo de ponto de venda mais sustentável. No mesmo ano, teve o deferimento do pedido de migração para o Segmento Novo mercado pela B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão.

Desde a sua fundação, a Companhia busca direcionar todos os seus esforços na obtenção da integração máxima entre suas operações, fato que permite que a Companhia seja o único player a integrar as três vertentes de seu negócio: varejo, indústria e financeira. Além da Riachuelo e da Midway Financeira, o Grupo é proprietário do Shopping Midway Mall e da Transportadora Casa Verde.

 

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