Relações com Investidores

Perguntas Mais Frequentes

01. Onde as ações da Guararapes são negociadas?

As ações da Guararapes estão registradas para negociação na B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão (“B3”), sob o código “GUAR3”.

02. Como investir em ações da Guararapes?

Antes de procurar uma Corretora de Valores, sugere-se que você estude o assunto no site da B3. 

Depois disso, o próximo passo é você procurar uma Corretora de Valores. As Corretoras e outros intermediários financeiros dispõem de profissionais voltados à análise de mercado, de setores e de companhias, e com eles você poderá se informar sobre o momento certo de comprar e vender determinadas ações para obter melhores resultados.

Você também pode negociar ações via Internet. Para tanto, é necessário que você seja cliente de uma Corretora da Bovespa que disponha do sistema Home Broker, o qual permite a negociação de ações via Internet.

03. Quais os direitos, vantagens e restrições das ações da Guararapes?

Cada ação ordinária dá direito a um voto nas deliberações da Assembleia Geral, sendo ela indivisível perante a sociedade. 

Na proporção do número de ações que possuírem, os acionistas terão preferência para a subscrição de ações da mesma classe, no aumento do capital social. 

O direito de preferência deverá ser exercido no prazo de 30 (trinta) dias, contado da data da publicação do edital pertinente.

Não haverá direito de preferência para o acionista cuja participação na sociedade tenha sido em decorrência de ações integralizadas com recursos de incentivos fiscais.

04. Qual é o capital social da Guararapes e qual a sua composição? Quantas são efetivamente negociadas (free float)?

O capital social da Companhia, totalmente integralizado, é de R$ 3.100.000.000,00 (três bilhões e cem milhões de reais) dividido em 499.200.000 (quatrocentos e noventa e nove milhões e duzentas mil) ações, todas ordinárias, escriturais, sem valor nominal.

O free float representa 17,25% do capital total.

05. Quem é o custodiante das ações da Guararapes?

Custódia é a guarda de títulos, valores mobiliários e ativos financeiros, como ações, por exemplo. O custodiante registra as ações em nome de quem as comprou, garantindo a sua propriedade. As ações da Guararapes estão custodiadas no Banco Itaú-Unibanco S.A. (“Banco Itaú”), por meio do seu Departamento de Ações e Custódia. O atendimento aos acionistas da Companhia é efetuado nas agências do Banco Itaú distribuídas em todo o território nacional. O website disponível para informações é http://www.itaucorretora.com.br/escrituracao-de-acoes.aspx.

06. Como obtenho o Informe de Rendimentos?

A consulta de Informes de Rendimentos, emitidos pelo escriturador das ações da Guararapes, é totalmente digital e exclusivamente pelo Portal de Correspondências Digitais do Banco Itaú.

O link para acesso ao portal do Informe de Rendimentos é: https://correspondenciasdigitais.itau.com.br/login. Ao acessá-lo, basta clicar em “primeiro acesso” e seguir o passo a passo abaixo:

1. Digite seu número de CPF e data de nascimento (Pessoa Física) ou CNPJ e data de fundação (Pessoa Jurídica);
2. Escolha a opção para verificar a sua identidade (número de telefone ou e-mail);
3. Digite o código recebido e crie a sua senha;
4. Pronto! Seu acesso já foi criado. Basta entrar com o CPF ou CNPJ e a senha cadastrada.

Para esclarecer dúvidas ou obter informações adicionais, os acionistas podem ligar para 0800-720-5299. O atendimento é realizado em dias úteis, das 09h00 às 18h00.

07. Como saber a minha posição acionária?

Os acionistas que compraram ações através de uma corretora de valores devem consultar sua posição junto à instituição através da qual os investimentos foram realizados.

 

08. Como posso alterar o meu endereço para correspondências referentes às minhas ações?

Os dados cadastrais devem ser atualizados junto ao Banco Itaú, instituição depositária das ações da Guararapes. Para tanto, basta procurar qualquer agência do Banco Itaú, com posse de seus documentos pessoais.

Os acionistas que compraram ações através de uma corretora de valores, devem atualizar seus dados junto à instituição através da qual os investimentos foram realizados.

09. Como é a estrutura de capital da Guararapes?

A estrutura de capital da Guararapes pode ser encontrada neste link.

10. Qual é a participação da Guararapes S.A. nas subsidiárias?

11. Quais benefícios fiscais a Guararapes usufrui?

A Companhia goza de incentivos fiscais do imposto de renda sobre o resultado auferido na comercialização de produtos de sua fabricação nas unidades fabris localizadas em Natal e Fortaleza. Esses incentivos, concedidos pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE, consistem na isenção ou redução de 75% de imposto de renda sobre resultados apurados em cada unidade fabril, até o ano-base de 2026.

Além disso, a Companhia possui também incentivo fiscal no âmbito do Fundo de Desenvolvimento Industrial do Ceará – FDI – concedido até agosto do ano 2023, correspondente a financiamento equivalente a 75% do ICMS devido, corrigido pela TJLP, e amortização com desconto de 99% após carência de 1 mês.

Adicionalmente, a Companhia é beneficiária de incentivos no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte – PROADI, concedidos até maio de 2019, sob a forma de financiamentos equivalentes a 75% do valor do ICMS. Os financiamentos estão sujeitos a juros de 3% a.a. e a atualização monetária com base na variação da TR. A amortização das parcelas ocorrerá com desconto de 99% do valor atualizado, após carência de 2 meses.

12. Por que a Guararapes-Riachuelo utiliza EBITDA?

A administração da Companhia acredita que o EBITDA é uma medida prática para aferir seu desempenho operacional e permitir uma comparação com outras companhias do mesmo segmento. Entretanto, ressalta-se que o EBITDA não é uma medida estabelecida de acordo com os Princípios Contábeis Brasileiros (Legislação Societária ou BR GAAP) ou Princípios Contábeis Norte-Americanos (US GAAP) e pode ser definido e calculado de maneira diversa por outras companhias.

13. Como e onde a Guararapes divulga as suas informações aos investidores?

Todos os fatos relevantes, anúncios de resultado e demais comunicados ao mercado da Guararapes são divulgados de maneira simultânea na CVM/B3 e na área de relações com investidores do website da Companhia (http://www.riachuelo.com.br/ri), além de posteriormente encaminhados por correio eletrônico às pessoas que se cadastram para receber tais informações. Para receber essas informações por e-mail, por favor, cadastre-se aqui.

As demonstrações financeiras completas são publicadas anualmente nos jornais de grande circulação. Demonstrações financeiras trimestrais, press releases, apresentações, fatos relevantes e avisos aos acionistas estão disponíveis no website de Relações com Investidores da Companhia (http://www.riachuelo.com.br/ri).

Outras informações sobre a Companhia também podem ser obtidas nos sites da B3 (www.b3mfbovespa.com.br) e Comissão de Valores Mobiliários (www.cvm.gov.br).

14. O que são acionista controlador, acionista majoritário e acionista minoritário?

Acionista controlador é o indivíduo, ou conjunto de indivíduos, que possui o efetivo controle administrativo da empresa, por conta da posse de número suficiente de ações ordinárias (ON). Acionista majoritário é aquele que possui a maior parte do capital total de uma companhia, ou seja, é aquele cuja soma de ações ordinárias e preferenciais em seu poder representam mais de 50% do total do capital social da empresa. Minoritário é o acionista proprietário de ações com direito a voto (ações ordinárias), cujo total possuído não permite participar efetivamente do controle da companhia.

15. Como posso contatar a área de Relações com Investidores?

O contato da área de Relações com Investidores da Guararapes pode ser encontrado neste link.

Os e-mails enviados à área de RI serão respondidos num prazo de até 24 horas (em dias úteis).