Código de Ética

Ser ético significa pensar e agir de forma correta, a partir de valores estabelecidos e aceitos pela sociedade em que se está inserido.

A criação deste manual expressa a preocupação da RIACHUELO em esclarecer a todos os seus colaboradores sobre as condutas esperadas e banidas no desempenho de suas atividades profissionais.

Desta forma, pretende que todos os planejamentos e ações da empresa sejam sempre embasados no respeito ao ser humano, refletindo o compromisso da RIACHUELO com valores éticos e transparência em todas as suas relações comerciais.

Disseminar a todos os colaboradores da RIACHUELO a importância de termos condutas internas formalizadas, para que cada um saiba seu papel na organização.

Esclarecer quais são os comportamentos considerados adequados no desempenho de suas atividades profissionais.

Propiciar a compreensão clara sobre as condutas que orientam nossos negócios e relacionamentos, devendo estar presentes no exercício diário de nossas atividades, criando assim, uma cultura organizacional baseada em conceitos éticos e honestos.

Este manual é destinado a todos os colaboradores da Riachuelo, Terceirizados e Fornecedores, independente da atividade profissional que exerçam.

Em virtude da amplitude de situações possíveis nas diversas áreas existentes na RIACHUELO, este manual não tem o objetivo de contemplar todas as práticas ou princípios de conduta, mas sim prestar esclarecimentos sobre dúvidas mais freqüentes e servir de base para a compreensão do que consideramos condutas éticas.

Portanto, em caso de dúvida referente a qualquer procedimento, deve-se procurar orientação de seu superior ou do Comitê de Ética.

O Comitê de Ética é formado pelos gestores das áreas de Recursos Humanos, do Departamento Jurídico, da Auditoria Interna e Externa.

4.1 Conflitos de Interesse

Caracterizamos conflito de interesses qualquer oportunidade de ganho pessoal do funcionário que possa conflitar com as atividades, interesses e imagem da RIACHUELO, bem como exercer qualquer outra atividade que conflite com seu horário de trabalho.

Nossos colaboradores têm o direito de participar de atividades externas, porém, sem que incorram em conflito de interesses com a RIACHUELO.

4.2 Informações

É obrigação de todos manter o sigilo das informações de nossos colaboradores, negócios, clientes, fornecedores e outras organizações que são obtidas em razão das atividades que o colaborador desempenha na RIACHUELO.

É proibido utilizar, para fins particulares ou repassar para terceiros, tecnologias, metodologias, estratégias, know-how e outras informações adquiridas através do trabalho desenvolvido na Empresa.

Todas as informações da RIACHUELO passíveis de divulgação estão disponíveis em nosso site (www.riachuelo.com.br), portanto não se admite o repasse de qualquer informação ou documento interno.

É proibida a divulgação de informações da empresa em sites de relacionamentos sociais, como por exemplo o Orkut.

Caso seja necessária a divulgação de qualquer informação para fora da empresa, inclusive solicitações externas ou de colaboradores para a realização de trabalhos acadêmicos e/ou escolares que tenham como foco as atividades da RIACHUELO, deverá ter autorização do Comitê de Segurança.

4.3 Influência

Não é permitida a utilização de cargo, função ou informações sobre negócios e assuntos da RIACHUELO para influenciar decisões que venham favorecer interesses particulares ou de terceiros.

4.4 Informações Pessoais

É dever de todos os colaboradores informar ao Departamento Pessoal ou Escritório (loja) qualquer alteração de seus dados pessoais (endereço, telefone, estado civil, sobrenome e dependentes), além de afastamentos pelo INSS ou atestados médicos.

4.5 Propriedade Intelectual

O produto de trabalho intelectual desenvolvido ou criado por qualquer colaborador durante o exercício de suas atividades profissionais é de propriedade da RIACHUELO, mesmo após o término do vínculo empregatício ou contratual.

4.6 Condições de Pagamento para Funcionários

As condições de pagamento para a aquisição de produtos ou serviços pelos nossos colaboradores seguem a mesma política oferecida aos nossos clientes, não sendo permitido a concessão de descontos ou facilidades diferentes dos praticados pela empresa.

4.7 Comércio Interno

São autorizados anúncios pontuais em locais pré-determinados (ex.: no mural da empresa) e que não configurem fonte de renda para o colaborador como, por exemplo, um anúncio para venda de um automóvel, um computador, etc.

4.8 Relógio de Ponto

O crachá de identificação deve ser passado no relógio de ponto somente quando o colaborador estiver autorizado a iniciar e finalizar suas atividades, de acordo com seu contrato de trabalho.

Não é permitido que um colaborador passe o crachá de identificação de outro colaborador no relógio de ponto ou que passe seu crachá no seu horário de saída e volte a trabalhar.

4.9 Jornada de Trabalho

Os colaboradores devem cumprir rigorosamente suas jornadas de trabalho. Horas adicionais devem ser feitas em ocasiões excepcionais e somente com a autorização de seu superior, sempre respeitando as convenções coletivas e/ou acordos com sindicatos da região.

Em caso de serviços externos o colaborador deve cumprir a mesma carga horária determinada em seu contrato de trabalho. Logo, se ao término desta atividade ainda houver horas a serem cumpridas, o colaborador deve retornar ao seu posto de trabalho.

4.10 Patrimônio

É de responsabilidade de todos os colaboradores zelar pelo patrimônio da RIACHUELO, preservando e poupando os materiais, os instrumentos de trabalho, a estética e segurança de nossas instalações, móveis e demais equipamentos, utilizando-os somente para atividades profissionais relacionadas a RIACHUELO.

É proibida a movimentação, remoção ou utilização não autorizada de material, bem físico ou equipamento pertencente a RIACHUELO.

Nenhum software pode ser adicionado ou copiado dos sistemas da RIACHUELO sem autorização da área de informática.

4.11 Senhas Particulares

Nenhum software pode ser adicionado ou copiado dos sistemas da RIACHUELO sem autorização da área de informática.

Todas as transações efetuadas no sistema são registradas e associadas à senha do usuário conectado ao terminal, de modo a responsabilizá-lo no caso de irregularidades.

O colaborador deve ter o cuidado de não cadastrar senhas fáceis de serem descobertas como data de nascimento, nome dos pais, número de matrícula, números seqüenciais, etc.

Caso se ausente do seu local de trabalho, deve bloquear seu computador ou terminal, evitando que outras pessoas possam utilizá-lo em seu lugar.

Quando for necessário se conectar a outro terminal, realize a desconexão do mesmo ao concluir a transação.

4.12. Meios Eletrônicos

É proibido utilizar os meios eletrônicos da RIACHUELO para o envio ou recebimento (consciente) de piadas, correntes, e-mail com conteúdo pornográfico, arquivos anexos como fotos, vídeos, PPT, ou outros arquivos com conteúdo particular.

Os recursos e equipamentos usados na atividade profissional são de propriedade da Empresa e devem ser utilizados para uso exclusivo de seu interesse. Assim para preservar este uso, a RIACHUELO se reserva o direito de controlar e monitorar seus conteúdos e formas de utilização.

4.13. Consumo de bebidas alcoólicas ou substâncias ilegais

A RIACHUELO não admite que seus colaboradores estejam sob efeito de bebidas alcoólicas ou substâncias ilegais durante a jornada e/ou no ambiente de trabalho, inclusive em viagens, eventos, treinamentos e refeições de negócios, exceto se, a partir do horário do consumo até o final do dia, não houver mais nenhuma atividade de cunho profissional, mas sempre utilizando o bom senso e uso moderado.

4.14. Relacionamento com a Imprensa

Qualquer colaborador somente pode fazer declarações e dar informações à imprensa (verbal ou escrita) com a autorização da área de Marketing ou do diretor de sua área.

Solicitações para fotografar nossas fachadas ou interiores devem ser também autorizadas pela área de Marketing.

4.15. Apresentação Pessoal e Uniforme

Colaboradores em exercício de suas atividades profissionais representam a imagem da RIACHUELO e por esta razão, devem preocupar-se em usar roupas e acessórios que valorizem esta imagem, evitando exposições desnecessárias, cabendo ao gestor da área avaliar se o colaborador está adequadamente trajado à sua imagem.

Recomenda-se estar uniformizado fora de sua jornada de trabalho apenas nas pausas para descanso e alimentação e no percurso até a Riachuelo. Não se deve utilizar o uniforme nos momentos de lazer, como por exemplo em happy-hours, evitando exposições à imagem da Riachuelo.

4.16. Críticas e Sugestões

A Riachuelo apóia e estimula o exercício da liberdade de expressão de toda a comunidade abrangida por este código, na forma de críticas construtivas a seus participantes e a empresa, desde que canalizadas aos departamentos responsáveis por sua solução.

Logo, as críticas ou sugestões devem ser encaminhadas aos seus superiores, que darão o devido encaminhamento às suas manifestações.

Críticas destrutivas, que objetivam apenas prejudicar a imagem de seu alvo, são consideradas falta grave pela Riachuelo.

4.17. Relacionamento comercial com Ex-funcionários

Ex-funcionários da Riachuelo só poderão se tornar fornecedores de produtos ou serviços, à nossa empresa, após o prazo de 2 anos de seu desligamento e com aprovação da diretoria.

4.18 Desligamento

Ao término do contrato de trabalho devem ser devolvidos uniformes, crachás, carteiras do plano de saúde e ferramentas de trabalho.

5.1. Respeito Incondicional

As relações entre colegas de trabalho devem ser regidas pela cortesia e respeito. É dever de todos investir na criação de um ambiente de trabalho harmonioso, com espírito de equipe, solidariedade e companheirismo em todas as relações profissionais.

Não serão admitidas discussões com posturas agressivas e/ou teor ofensivo entre colaboradores de quaisquer níveis hierárquicos.

5.2 Saúde e Segurança

A RIACHUELO garante a todos os seus colaboradores condições adequadas de trabalho, baseada nos mais elevados princípios de higiene e segurança, realizando e avaliando continuamente ações preventivas e corretivas.

Contudo, é de responsabilidade dos colaboradores estarem atentos às normas e procedimentos para a realização de suas atividades profissionais, preservando sua integridade física e de seus colegas.

5.3. Igualdade de Oportunidades

Os critérios utilizados para o recrutamento e seleção de profissionais serão sempre pautados por critérios técnicos, de acordo com o potencial de cada candidato ou colaborador, neste último, considerando também sua avaliação de desempenho e indicação da atual chefia.

Não serão admitidas posturas discriminatórias de qualquer natureza ou escolhas baseadas predominantemente em relacionamentos pessoais.

A seleção dos candidatos levará em conta, também, o perfil ético do candidato, visando fortalecer a cultura organizacional vigente.

5.4. Diversidades Étnicas, Sócio Econômicas, Culturais, Religiosas e Sexuais

A Riachuelo não admitirá qualquer tipo de manifestação discriminatória de qualquer natureza (raça, cor, idade, sexo, orientação sexual, religião, incapacidade física ou mental, preceitos étnicos, condição sócio-cultural, nacionalidade ou estado civil) dirigida a qualquer pessoa.

5.5. Assédio Moral

A RIACHUELO não admitirá qualquer tipo de assédio moral englobando qualquer conduta que afete negativamente o desempenho do trabalho, que denigra a dignidade de qualquer pessoa ou gere um ambiente de trabalho intimidador, hostil ou ofensivo.

5.6. Assédio Sexual

São proibidas e consideradas condutas de assédio sexual atitudes como propostas repetidas ou insinuações sexuais verbais, gestuais ou físicas.

Colaboradores que forem vítimas de Assédio Moral ou Sexual devem recorrer imediatamente ao Disque Ética – 0800-055-7611 ou etica@riachuelo.com.br.

5.7. Relacionamentos Íntimos

Não é permitido o relacionamento amoroso entre colaboradores que tenham grau de subordinação ou que direta ou indiretamente possam influenciar nas atividades do parceiro.

Situações que configurem o quadro acima deverão ser comunicadas ao Comitê de Ética, onde será verificada a possibilidade de remanejamento de um dos colaboradores para outra área da empresa ou em último caso o desligamento de uma das partes.

Para os casos permitidos, onde não haja subordinação, a Riachuelo exige que as partes se relacionem dentro da empresa como colegas de trabalho, não deixando o relacionamento do casal influenciar em suas posturas profissionais.

6.1. Relacionamento com Fornecedores

A RIACHUELO relaciona-se com seus fornecedores a partir de práticas comerciais legais, eficientes e justas tratando-os com respeito e honestidade, não fazendo valer de seu porte no sentido de obter vantagens indevidas, nem se submetendo a eventuais imposições inadequadas de fornecedores de grande força comercial.

Os fornecedores contratados devem pautar seu comportamento pelas diretrizes de conduta ética contida neste manual, mantendo-se alinhados aos princípios Éticos da RIACHUELO.

6.2. Escolha com Fornecedores

A escolha de um fornecedor deve ser feita com base em critérios objetivos, tais como princípios éticos, idoneidade, qualidade, preço e entrega.

Não é desejável manter negociação direta com fornecedores que de alguma forma tenham vínculo pessoal com o colaborador negociante, ocasionando interesse na transação.

Deve ser avaliado pelo Comitê de Ética a negociação com qualquer empresa na qual funcionários ou parentes tenham algum tipo de vínculo ou interesse.

6.3. Brindes e Gratificações

Não é permitido aceitar brindes, gratificações ou vantagens de qualquer espécie de fornecedores efetivos ou em potencial.

Não estão definidos como brindes apenas materiais de escritório de uso diário com valor estimado inferior a R$ 10,00.

Nenhum colaborador está autorizado a dar brindes e gratificações para clientes, fornecedores, prestadores de serviço, outros colaboradores, familiares e colegas.

7.1. Apresentação Pessoal

Vide item 4.15.

7.2. Atendimento

Devemos atender os clientes com cordialidade, agilidade, eficiência, respeito e ética, fornecendo informações claras e precisas às suas solicitações e reclamações.

A RIACHUELO desenvolve suas atividades sempre com o intuito de reduzir ao máximo os impactos ambientais. Constantemente reavalia e implanta procedimentos que otimizem o uso de energia elétrica, água, reciclagens e outros.

A RIACHUELO reconhece sua importância no desenvolvimento da sociedade, tanto na geração de empregos para a comunidade em que esta inserida, como no cumprimento das leis vigentes e arrecadação de impostos.

No âmbito da responsabilidade social, auxilia a comunidade com trabalhos sociais, inclusive incentivando e criando condições para que seus colaboradores desenvolvam e participem de ações voluntárias.

O relacionamento com nossos concorrentes deve ser pautado em padrões éticos, evitando-se quaisquer ações ou práticas que possam caracterizar concorrência desleal.

Nenhum colaborador está autorizado a fornecer quaisquer informações da empresa aos nossos concorrentes.

O colaborador que tenha grau de parentesco com colaboradores de concorrentes diretos deve comunicar este fato ao comitê de ética.

Mantemos o rigoroso cumprimento dos requisitos legais, fiscais e trabalhistas estabelecidos pelos órgãos de direito, através do cumprimento da legislação imposta e pagamento das obrigações tributárias e trabalhistas.

A RIACHUELO compreende a importância das associações de classes como defensores dos direitos de seus colaboradores e procura manter o respeito mútuo com entidades e associações focadas em garantir os interesses de profissionais da categoria e segmentos de mercado.

É responsabilidade de cada colaborador o conhecimento das políticas e práticas expressas neste Manual de Conduta Disciplinar e Ética.

No caso de violação de qualquer norma estabelecida neste Manual, serão adotadas as medidas disciplinares cabíveis, incluindo demissões, sempre garantindo o pleno direito de defesa e argumentação das partes envolvidas.

A iniciativa de confessar violações de condutas éticas é encorajada e será levada em conta no momento de se determinar a ação disciplinar adequada a ser tomada.

A omissão diante do conhecimento de possíveis violações por terceiros será igualmente considerada conduta anti-ética.

A RIACHUELO compromete-se a manter sigilo sobre a identidade daqueles que relataram ou participaram da investigação da violação do Manual de Conduta Disciplinar e Ética.

Sempre que houver dúvidas procure o Disque Ética – 0800-055-7611 ou etica@riachuelo.com.br.

É dever dos membros do Comitê de Ética avaliar permanentemente a atualidade e pertinência das normas contidas neste documento e a divulgação em todos os níveis da empresa.

Em casos de dúvidas sobre qual deve ser a conduta mais correta a adotar, o colaborador deve procurar ajuda de seu superior ou do Comitê de Ética através do 0800-055-7611, por e-mail (ética@riachuelo.com.br), por carta Rua Leão XIII, 500 CEP 02526-900 Jardim São Bento São Paulo – SP ou contato direto com qualquer membro do comitê.

Todos colaboradores deverão ler atentamente o Termo de Ciência e Comprometimento, assinar, destacar do manual e entregar para sua gerência.

Última Atualização em 2 de Agosto de 2017

Empresas do Grupo

logo MIDWAY
logo MIDWAY MALL
logo RCHLO

Copyright Guararapes 2017 - Todos os direitos reservados

imgCapctha