Histórico e Perfil da Companhia

A história da Guararapes teve início em 1947, quando os irmãos Nevaldo e Newton Rocha abriram sua primeira loja de roupas chamada " A Capital ", em Natal (RN). Quatro anos depois, a empresa implantou uma pequena confecção em Recife (PE) e adquiriu vários pontos de venda, em um momento em que o mercado de roupas no nordeste começava a se desenvolver.

Em outubro de 1956, os irmãos Nevaldo e Newton Rocha fundaram a Guararapes, em Recife (PE). Dois anos depois, sua matriz foi transferida para Natal (RN), com a inauguração de sua primeira fábrica, com 2.700m² de área construída e onde se mantém até os dias de hoje.

No início da década de 1970, o capital da empresa foi aberto e, em 1976, foram construídas as fábricas de Fortaleza (CE) e de Mossoró (RN). Nesse mesmo ano foi criada a cadeia de lojas Super G.

Em 1979, a Guararapes adquiriu as lojas Riachuelo e Wolens, expandindo sua atuação para o varejo têxtil, área responsável pelo maior crescimento do Grupo atualmente. Nesse mesmo ano, foi inaugurada a Guararapes Têxtil em Natal (RN), com 40.000m² de área construída.

Idealizada por Flávio Rocha, em 1982, foi lançada a marca Pool, grife que sempre se manteve conectada com os jovens e foi ícone de moda nos anos 80, além de ter sido a principal patrocinadora do piloto Ayrton Senna no início de sua carreira, quando competia nas categorias Kart e Fórmula-3.

Em 1997, a unidade fabril de Natal (RN) foi transferida e ampliada para o distrito industrial de Extremoz (RN), hoje com área construída de 150.000m², responsável pela produção da malharia do Grupo e por parte da camisaria, enquanto as três unidades fabris de Fortaleza (CE) produzem tecido plano (sarja, jeans e camisaria).

O Grupo vem investindo em pesquisa, criação, desenvolvimento e no processo de distribuição para desenvolver seu modelo integrado, a fim de aperfeiçoar o timing entre o desenvolvimento do produto e a entrega nas lojas. Para isso, conta com três centros de distribuição, um em Extremoz (RN), inaugurado em 2000, com 58.000m², outro em Guarulhos (SP), inaugurado em 2002, com 85.000m² e outro em Manaus, com 6.000m².

Além da Riachuelo, o Grupo é proprietário da Midway Financeira, do Shopping Midway Mall e da Transportadora Casa Verde.

Atualmente, 100% da produção da Guararapes é destinada à Riachuelo. Esse processo passou a ser desenvolvido com maior intensidade a partir de 2005, porém, apenas em 2008 a produção passou a ser totalmente direcionada para a rede de lojas do Grupo.

Além da relação entre varejo e Confecção, a Companhia mantém a gestão integrada também de sua operação financeira, direcionando todos seus esforços na obtenção do máximo global de suas operações, fato que permite que a Companhia seja o único player a integrar as três vertentes de seu negócio: varejo, indústria e financeira.

1947 - Início da história do Grupo Guararapes, com a abertura da primeira loja de roupas de Nevaldo Rocha, chamada ?A Capital?, em Natal (RN).

1951 - Início das atividades de uma pequena confecção em Recife, em sintonia com o desenvolvimento do mercado de confecções no Nordeste.

1959 - Inauguração da primeira fábrica em Natal (RN), com área construída de 2.700m².

1970 - Abertura do capital da empresa.

1976 - Construção das fábricas de Fortaleza (CE), hoje com 9.800m² de área construída. Criação da cadeia de lojas Super G.

1979 - Inauguração da Guararapes Têxtil em Natal (RN), com 40.000m² de área construída. Compra das cadeias de lojas Riachuelo e Wolens, expandindo sua área de atuação para o varejo.

1982 - Criação da marca Pool, grife que sempre se manteve conectada com os jovens e foi a principal patrocinadora do piloto Ayrton Senna no início de sua carreira, quando ele competia nas categorias Kart e Fórmula-3.

1983 - Incorporação das lojas Seta e Wolens pela Riachuelo.

1993 - Modernização e reestruturação do Grupo.

1997 - Transferência e ampliação da unidade fabril de Natal para o distrito industrial de Extremoz (RN), hoje com área construída de 150.000m².

2000 - Inauguração do Centro de Distribuição de Extremoz / Natal (RN), 55.000m².

2002 - Inauguração do Centro de Distribuição de Guarulhos (SP), com 86.000m².

2004 - Inauguração do Shopping Midway Mall, em Natal (RN).

2008 - 100% da produção da Guararapes é destinada a Lojas Riachuelo.

2008 - Inicio das operações da Midway Financeira.

2010 - Inicio das operações do Cartão Bandeira e inauguração do Teatro Riachuelo, em Natal/RN.

2013 - A Lojas Riachuelo inaugura sua primeira Loja Conceito na Rua Oscar Freire;

2014 - O Grupo Guararapes é o maior grupo empresarial de moda do Brasil e um exemplo de estabilidade e solidez no mercado.

2014 - O Grupo Guararapes - Riachuelo é premiado com o troféu transparência pela Fipecafi - Serasa Experian

2015 - Início dos investimentos em um novo Centro de Distribuição, que tornará possível a migração de 100% do mix para o modelo de reposição por SKU, fundamental para o desenvolvimento dos conceitos de fast fashion.

2015 - Pelo segundo ano o grupo Guararapes - Riachuelo é premiado com o troféu transparência pela Fipecafi - Serasa Experian

2016 - Conclusão do novo Centro de Distribuição, possibilitando 100% da reposição do mix por SKU. O maior investimento nos anos de 2015 e 2016 possibilita, cada vez mais, a Companhia tirar proveito de ser uma empresa integrada.

2016 - Pelo terceiro ano o grupo Guararapes - Riachuelo é premiado com o troféu transparência pela Fipecafi - Serasa Experian

Lojas Riachuelo S.A.

A Riachuelo foi fundada em 1947, operando com pequenas lojas de rua e vendendo tecidos a preços baixos. Em 1979, a rede de lojas de tecidos foi comprada pelo Grupo Guararapes, iniciando um processo de reestruturação e de mudança estratégica, com o objetivo de vender roupas prontas.

A partir de 1993, o foco da Riachuelo passou a ser a moda. Sempre em sintonia com as tendências nacionais e internacionais, a Riachuelo oferece moda com preços atrativos e qualidade superior. Esta estratégia envolveu a criação e o fortalecimento de marcas próprias, cada uma com identidade visual e público-alvo específico.

Presente em todas as regiões geográficas do país, a Riachuelo intensificou o ritmo de expansão no decorrer dos últimos anos. Enquanto no período de 2005 a 2010 foram abertas entre 8 e 16 lojas por ano, nos últimos três anos a Companhia acelerou o ritmo de aberturas. Em 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015 foram, respectivamente, 22, 24, 43 , 45 e 28 inaugurações por ano. No ano de 2016, 6 lojas já foram inauguradas, totalizando 291 lojas e 615,7 mil m² de área de vendas até o momento.

mapa do brasil

Midway Financeira foi criada em janeiro de 2008 e iniciou suas operações em julho deste mesmo ano. Sua fundação tem como objetivo realizar as operações de financiamento aos consumidores dos produtos e serviços de sua controladora, Lojas Riachuelo, buscando os recursos financeiros mais adequados para o suporte de tais transações.

A Midway Financeira já nasceu com números muito expressivos, pois é responsável pela administração de uma carteira de 28,2 milhões de clientes portadores do Cartão Riachuelo, e hoje é a maior emissora de cartões de marca própria (Private Label) do Brasil. Através destes cartões, o grupo oferece aos seus clientes, além das operações de Vendas com juros, empréstimo pessoal, Saque Fácil, três tipos de seguros (Desemprego, Residencial e Acidentes pessoais), três tipos de assistências (Residencial, Veículos e Odontológica) e ainda um produto para proteção do cartão.

Ao final de 2010, a Companhia iniciou o processo de emissão de cartões embandeirados em parceria com Visa e Mastercard.

Localizado no mais importante cruzamento da cidade de Natal-RN, formado pela Av. Senador Salgado Filho e pela Av. Bernardo Vieira, eixos estruturais da malha viária da cidade, o Midway Mall tem excelentes condições de acessibilidade e está, no máximo, a quinze minutos dos principais bairros, fazendo com que todo o perímetro urbano esteja no raio de sua área de influência.

Inaugurado em 27 de abril de 2005 e atualmente com a quase totalidade de sua área bruta locada, o Shopping dispõe de 231 mil m² constituídos por três pavimentos em operação destinados a lojas satélites, treze lojas âncoras, praça de alimentação e serviços diversos. O terceiro pavimento, expandido em 2010, abriga sete salas de cinema (Cinemark), cinco novas âncoras, lojas satélites e um completo espaço gourmet composto por renomados restaurantes da cidade.

Ainda no terceiro piso, o Midway Mall conta com o Teatro Riachuelo, a mais moderna e completa casa de espetáculos de Natal. Inaugurado em dezembro de 2010, o espaço tem capacidade para até 3.500 espectadores, dependendo de sua configuração. Através deste empreendimento, o shopping busca consolidar seu mix de lazer, entretenimento e cultura, proporcionando ao público uma ampla variedade de shows e espetáculos através de uma administração especializada em parceria com operadores com grande experiência no segmento.

A Transportadora Casa Verde (TCV) é responsável por parte da logística do Grupo e, devido aos investimentos realizados nos últimos anos, principalmente em tecnologia, é capaz de entregar regularmente os produtos fabricados pela Companhia para as Lojas Riachuelo de forma bastante eficaz. Ao final de 2015, a TCV contava com 180 caminhões próprios e 39 carretas.

A Guararapes é o maior grupo empresarial de moda do Brasil e controlador da rede varejista Lojas Riachuelo, com 291 unidades espalhadas por todo o território nacional.

O mercado de varejo têxtil em países desenvolvidos mostra que empresas de grande porte representam cerca de 30% a 40% do mercado, enquanto no Brasil as maiores companhias, somadas, representam cerca de 10% do total. O grande diferencial competitivo das pequenas companhias é a informalidade de suas operações.

No entanto, o mercado das grandes redes tem aumentado graças aos ganhos de escala, aos investimentos em qualidade dos produtos, a seu posicionamento como vendedoras de moda e à maior velocidade de giro de estoque, permitindo que se adaptem rapidamente às tendências da estação. A Riachuelo aderiu não apenas ao conceito de fast fashion como também passou a desenvolver parcerias com renomados estilistas nacionais e personalidades do mundo da moda, entre eles Cris Barros, Oskar Metsavaht (Osklen), Pedro Lourenço, Thais Gusmão, André Lima, Huis Clos, Juliana Jabour, Maria Garcia, Martha Medeiros, Matheus Massafera, Lethicia Bronstein, Camila Coutinho, Helô Rocha, Cláudia Leitte, Dudu Bertholini, Thássia Naves, Raphael Falci, Adriana Degreas, Robert Forrest, Fernanda Motta, Gabriela Pugliesi, Lala Rudge, Isolda além de coleções exclusivas com grifes de luxo como a Daslu, Versace e Karl Lagerfeld.

Nos últimos anos, a Guararapes investiu fortemente em suas operações através da modernização de seu parque fabril, da modernização dos centros de distribuição em Natal e em São Paulo e da implantação de tecnologia da informação para a gestão operacional e financeira de seus negócios.

Modelo comprovado de sucesso no mundo, a integração entre indústria (Guararapes), varejo (Riachuelo) e financeira (Midway) é o grande diferencial do Grupo uma vez que permite que a Companhia responda rapidamente às mudanças do mercado.

Sustentabilidade e responsabilidade são outros pilares presentes no modelo de negócio da Companhia. Através de uma gestão integrada que gera aproximadamente 40 mil postos de trabalho formais, a Companhia busca ganho de eficiência e competitividade priorizando o desenvolvimento e a confecção de seus produtos através de processos e matérias-primas favoráveis ao meio-ambiente.

Última Atualização em 26 de Julho de 2017

Empresas do Grupo

logo MIDWAY
logo MIDWAY MALL
logo RCHLO

Copyright Guararapes 2017 - Todos os direitos reservados

imgCapctha