Estratégia e Vantagens Competitivas

A gradual recuperação da economia ao longo do ano, a melhora dos processos envolvendo desenvolvimento de produto e coleção, o aprimoramento do fluxo logístico em toda a cadeia e a retomada dos volumes da operação financeira foram os principais destaques operacionais da companhia. Como resultado, uma expansão consistente das vendas em mesmas lojas aliada a uma expansão forte da margem bruta de mercadorias e um intenso controle do ciclo financeiro.

A conclusão do novo centro de distribuição localizado em Guarulhos ao final do ano de 2016 trouxe para a Companhia a mais alta tecnologia existente no mundo. Ainda mais confiante em seu modelo de negócio, a Riachuelo manteve seu processo de expansão ao inaugurar 12 lojas e reformar 20 unidades em 2017, encerrando o exercício com 302 lojas em operação.

A busca por ganho de produtividade continuou presente ao longo de 2017, com esforços mais direcionados aos processos de lojas. A evolução dos métodos de gestão implementados em loja no decorrer de 2015 e 2016 continuaram a gerar valor através da melhora da qualidade da operação e consequente aumento da produtividade, esta apenas levemente impactada no decorrer do segundo semestre pelo crescimento das operações de celular e perfumaria. Desta forma, o indicador área de vendas (m²) por colaborador melhorou 38,1% no decorrer dos últimos quatro anos.

Estratégia

A Riachuelo manteve sua proposta de democratizar a moda, oferecendo aos clientes de todo Brasil peças com design a preços acessíveis. A influenciadora Lala Rudge desenvolveu uma coleção cápsula em 2015 e, desde junho deste ano, tem sua própria marca de lingerie à venda exclusivamente na Riachuelo. A linha Barbie é um dos principais licenciados da Riachuelo desde 2016 e, uma coleção exclusiva criada por Lala Rudge e pelo time da área comercial reuniu peças ideais para muitos momentos da rotina das mulheres modernas, desde a academia, treino ao ar livre e até um encontro descontraído com as amigas, reforçando o conceito Athleisure, que une os universos fashion e esportivo.

Outra parceria feita no ano de 2017 foi coleção de Camila Coelho e Kadu Dantas. Nesta coleção predominaram os tons de preto e vinho, a inspiração veio do closet da blogueira, a coleção de Kadu também teve como inspiração seu próprio guarda-roupa.

Em novembro de 2017, a estilista Paula Raia lançou sua primeira e exclusiva parceria com a Riachuelo. Saias de comprimento mídi, bodies, vestidos e calças em tons de off white, preto, pele e índigo. Vale destacar que o desempenho dessas parcerias comerciais vai além do enorme sucesso alcançado em suas vendas. O ganho de imagem de moda junto a um público jovem cada vez mais atento e consciente no que diz respeito aos aspectos ecológicos e sociais é o grande trunfo gerado por tais estratégias.

Em relação à operação financeira, a Companhia acelerou de forma gradual suas operações gerando maiores volumes no ano de 2017, diante de um cenário macroeconômico que começa a mostrar sinais de recuperação.

Como forma de reconhecimento pela qualidade das informações financeiras divulgadas ao mercado em geral, o Grupo Guararapes recebeu, pelo quarto ano consecutivo, o Prêmio Troféu Transparência 2017 e foi eleita como a melhor dentre as empresas premiadas em sua categoria. Concedido pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI) e Serasa Experian, o 21º Troféu Transparência reconheceu as melhores demonstrações financeiras do mercado.

Para o ano de 2018, os principais fatores macroeconômicos indicam uma melhora dos patamares de consumo no país. Aliado a melhor situação macro, a companhia está muito mais confiante em seu modelo de negócio que vem apresentando uma forte consistência de resultados desde o final de 2016.

A Intensificação dos conceitos de fast fashion desenvolvidos e implementados no decorrer dos últimos períodos foi o principal fator da melhora do desempenho das vendas em mesmas lojas e da expansão de margem bruta apresentada. O foco agora é manter a consistência. No quesito produtividade, a companhia continuará a buscar patamares ainda melhores em suas lojas e áreas administrativas sem colocar em risco a qualidade das operações. A combinação de método de gestão com redesenho de processos tem sido um forte aliado na busca de geração de valor nestas frentes.

No campo dos investimentos em ativos fixos, a companhia deve manter seu ritmo atual de expansão e focar em uma quantidade maior de reformas. 

 

  • Missão: proporcionar, a cada vez mais pessoas, as condições de se expressar através da Moda.
  • Visão: liderar o mercado nacional de moda, em um cenário predominantemente formal.
  • Valores: Ética e Respeito; Solidez Financeira; Austeridade Administrativa; Meritocracia; Aperfeiçoamento Constante; Responsabilidade Social; Servir ao Cliente; Governança Corporativa; Atitude Vendedora.

Última Atualização em 4 de Junho de 2018

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