Perguntas Mais Frequentes

Em outubro de 1956, os irmãos Nevaldo e Newton Rocha fundaram a Guararapes, em Recife (PE). Dois anos depois, sua matriz foi transferida para Natal (RN), com a inauguração de sua primeira fábrica, com 2.700m² de área construída e onde se mantém até os dias de hoje. Em 1979 a Guararapes comprou a cadeia de lojas Riachuelo, expandindo sua área de atuação para o varejo, responsável pelo maior crescimento do Grupo atualmente.

- Confecções Guararapes: três unidades fabris em Fortaleza (CE), que produzem tecido plano (jeans e camisaria), e três fábricas em Extremoz/Natal (RN), responsáveis pela produção da malharia do Grupo e uma parte da camisaria;

- Lojas Riachuelo: A rede de lojas representa o segmento de varejo do Grupo, por meio do qual ocorre a distribuição e comercialização das mercadorias. Esta integração do varejo com o atacado é o diferencial da companhia;

- Midway Financeira: Todas as operações de financiamento aos consumidores dos produtos e serviços são feitas através da Midway Financeira, que busca os recursos financeiros mais adequados para o suporte de tais transações;

- Shopping Midway Mall: Inaugurado em 27 de abril de 2005 e atualmente com a quase totalidade de sua área bruta locada, o Shopping dispõe de 231 mil m². O Midway Mall conta ainda com o Teatro Riachuelo, a mais moderna e completa casa de espetáculos de Natal;

Transportadora Casa Verde: A Transportadora Casa Verde - TCV - é responsável por parte da logística do grupo e é capaz de entregar regularmente os produtos fabricados pela Companhia para as Lojas Riachuelo de forma bastante eficaz.

A rede é composta atualmente de 295 lojas espalhadas por todo o território nacional, sendo 138 no Sudeste, 64 no Nordeste, 29 no Centro-Oeste, 43 no Sul e 21 no Norte.

A Companhia goza de incentivos fiscais do imposto de renda sobre o resultado auferido na comercialização de produtos de sua fabricação nas unidades fabris localizadas em Natal e Fortaleza. Esses incentivos, concedidos pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE, consistem na isenção ou redução de 75% de imposto de renda sobre resultados apurados em cada unidade fabril, até o ano-base de 2017.

A Companhia possui incentivo fiscal no âmbito do Fundo de Desenvolvimento Industrial do Ceará - FDI concedido até agosto do ano de 2023, correspondente a financiamento equivalente a 75% do ICMS devido, corrigido pela TJLP, e amortização com desconto de 99% após carência de 1 mês.

Adicionalmente, a Companhia é beneficiária de incentivos no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte - PROADI, concedidos até maio de 2019, sob a forma de financiamentos equivalentes a 75% do valor do ICMS. Os financiamentos estão sujeitos a juros de 3% a.a. e a atualização monetária com base na variação da TR. A amortização das parcelas ocorrerá com desconto de 99% do valor atualizado, após carência de 2 meses.

A Companhia abriu seu capital em 1970 buscando capital para ampliar sua contínua expansão que iniciou-se na Controladora e mais tarde através da aquisição das Lojas Riachuelo.

A administração da Companhia acredita que o EBITDA é uma medida prática para aferir seu desempenho operacional e permitir uma comparação com outras companhias do mesmo segmento. Entretanto, ressalta-se que o EBITDA não é uma medida estabelecida de acordo com os Princípios Contábeis Brasileiros (Legislação Societária ou BR GAAP) ou Princípios Contábeis Norte-Americanos (US GAAP) e pode ser definido e calculado de maneira diversa por outras companhias.

O capital social da Companhia, totalmente integralizado, é de R$ 2.300.000.000,00 (dois bilhões e trezentos milhões de reais) dividido em 62.400.000 (sessenta e dois milhões e quatrocentas mil) ações escriturais, sem valor nominal, das quais, 31.200.000 (trinta e um milhões e duzentas mil) ordinárias, e 31.200.000 ( trinta e um milhões e duzentas mil) preferenciais.

O free float representa 17% do capital total.

As ações da Guararapes estão listadas somente no Brasil, na Bolsa de Valores de São Paulo.

Guararapes ON - GUAR3

Guararapes PN - GUAR4

Cada ação ordinária dá direito a um voto nas deliberações da Assembleia Geral, sendo ela indivisível perante a sociedade. - As ações preferenciais não conferem o direito de voto aos seus titulares, ressalvadas as hipóteses previstas em lei, mas asseguram aos seus possuidores: a) prioridade na distribuição de dividendos fixados pela Assembleia Geral, 10% (dez por cento) superiores aos atribuídos a cada ação ordinária; b) prioridade no reembolso do capital, sem prêmio, em caso de liquidação da Companhia. - Na proporção do número de ações que possuírem, os acionistas terão preferência para a subscrição de ações da mesma classe, no aumento do capital social. - O direito de preferência deverá ser exercido no prazo de 30 (trinta) dias, contado da data da publicação do edital pertinente. - Não haverá direito de preferência para o acionista cuja participação na sociedade tenha sido em decorrência de ações integralizadas com recursos de incentivos fiscais.

A Guararapes, como sociedade de economia mista de direito privado, possui as mesmas obrigações que a CVM determina para as demais empresas de capital aberto, cujos valores mobiliários são negociados em bolsa. Na CVM você pode obter toda a legislação e regulamentação pertinente.

Todos os fatos relevantes, anúncios de resultado e demais comunicados ao mercado da Guararapes são divulgados de maneira simultânea na CVM/Bovespa e na área de relações com investidores do website da Companhia (http://www.riachuelo.com.br/ri), além de posteriormente encaminhados por correio eletrônico às pessoas que se cadastram para receber tais informações.

As demonstrações financeiras completas são publicadas anualmente nos jornais de grande circulação. Demonstrações financeiras trimestrais, press releases, apresentações, fatos relevantes e avisos aos acionistas estão disponíveis no website de Relações com Investidores da Companhia (http://www.riachuelo.com.br/ri).

Outras informações sobre a Companhia também podem ser obtidas nos sites da Bolsa de Valores de São Paulo (www.bmfbovespa.com.br) e Comissão de Valores Mobiliários (www.cvm.gov.br).

Acionista controlador é o indivíduo, ou conjunto de indivíduos, que possui o efetivo controle administrativo da empresa, por conta da posse de número suficiente de ações ordinárias (ON). Acionista majoritário é aquele que possui a maior parte do capital total de uma companhia, ou seja, é aquele cuja soma de ações ordinárias e preferenciais em seu poder representam mais de 50% do total do capital social da empresa. Minoritário é o acionista proprietário de ações com direito a voto (ações ordinárias), cujo total possuído não permite participar efetivamente do controle da companhia.

Antes de procurar uma Corretora de Valores, sugere-se que você estude o assunto no site da Bovespa. Contribuindo para o aprendizado do iniciante, a Bolsa de Valores de São Paulo elaborou um Curso Básico sobre o Mercado de Ações. São 3 módulos distintos, que ainda trazem exercícios para você testar seus conhecimentos. Clique nos links abaixo e confira:

Curso Básico "Mercado de Ações"

Curso Básico "Mercado a Vista"

Curso Básico "Mercado de Opções"

Depois disso, o próximo passo é você procurar uma Corretora de Valores. As Corretoras e outros intermediários financeiros dispõem de profissionais voltados à análise de mercado, de setores e de companhias, e com eles você poderá se informar sobre o momento certo de comprar e vender determinadas ações para obter melhores resultados.

Você também pode negociar ações via Internet. Para tanto, é necessário que você seja cliente de uma Corretora da Bovespa que disponha do sistema Home Broker, o qual permite a negociação de ações via Internet. Confira a lista das Corretoras que oferecem Home Broker.

Guararapes Confecções S.A.
Rua Leão XIII, nº 500
Jd. São Bento
São Paulo-S.P
02526-000

Flávio Rocha
CEO e Diretor de RI
ri@riachuelo.com.br

Tulio Queiroz
CFO
tulioj@riachuelo.com.br

Marcelo Oscar
Relações com Investidores
marcelo@riachuelo.com.br

Suelen Miura
Relações com Investidores
Tel.: 55 11 2875-6902
Suelen.Miura@riachuelo.com.br

Última Atualização em 15 de Dezembro de 2017

Empresas do Grupo

logo MIDWAY
logo MIDWAY MALL
logo RCHLO

Copyright Guararapes 2017 - Todos os direitos reservados

imgCapctha