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Estratégia e Vantagens Competitivas

O ambiente macroeconômico presente neste exercício elevou o nível de desafio de expansão de vendas e margem das operações de varejo em todo o país. Ao longo de todo o ano, a Companhia enfrentou um ambiente competitivo bastante agressivo em preço e promoções. A dificuldade de voltar a expandir margem bruta de mercadorias mostrou-se clara no decorrer do primeiro semestre do ano. A partir do terceiro trimestre, a Companhia passou a mostrar os primeiros sinais de melhora em sua margem bruta de mercadorias através de um movimento de maior qualidade de coleção, exposição em loja e logística. Tal melhora foi intensificada no decorrer do quarto trimestre quando a margem bruta de mercadorias passou a reagir positivamente a todos estes fatores de forma mais intensa.

A busca por ganho de produtividade continuou presente ao longo de 2016, porém com esforços iniciais mais direcionados para as áreas administrativas e de apoio. A evolução dos métodos de gestão implementados em loja no decorrer de 2015 continuaram a gerar valor através da melhora da qualidade da operação e consequente aumento da produtividade. Desta forma, o indicador área de vendas (m²) por colaborador melhorou 42,1% no decorrer dos últimos três anos e 12,2% apenas em 2016.

Os desafios macroeconômicos, porém, não diminuíram a convicção da companhia em relação à oportunidade existente no desenvolvimento do seu modelo de negócio baseado nos conceitos de fastfashion. A prova disso foi a conclusão no novo centro de distribuição localizado em Guarulhos ao final do mês de setembro que trouxe para a Companhia a mais alta tecnologia existente no Mundo. Adicionalmente, a Riachuelo manteve seu processo de expansão ao inaugurar 6 lojas em 2016, encerrando o exercício com 291 lojas em operação. Sendo assim, de 2005 ao final de 2016, a Companhia aumentou sua área de vendas em 256%, adicionando 443 mil m² no período.

A Riachuelo manteve sua proposta de democratizar a moda, oferecendo aos clientes de todo Brasil peças com design a preços acessíveis. No mês de abril, a Companhia lançou uma coleção exclusiva com Karl Lagerfeld, um dos estilistas mais famosos do mundo e mundialmente conhecido pela abordagem ambiciosa e vanguardista de seus designs. A marca homônima reflete sua própria estética através de roupas e acessórios criativos. As 75 peças desenvolvidas, sob a liderança artística do próprio estilista, teve ready-towear e acessórios para mulheres, incluindo bolsas, carteiras, cases para iphone e itens colecionáveis. A coleção foi lançada com grande repercussão através de uma campanha nacional de mídia, incluindo uma campanha de TV e em veículos impressos, um evento de lançamento durante a São Paulo Fashion Week e ambientação especial dentro das lojas Riachuelo.

Em maio de 2016, a Riachuelo lançou sua segunda coleção em parceria com Sandro Dias. Com 34 peças, a coleção que chegou às lojas selecionadas de todo o Brasil trazendo bermudas, regatas, camisetas, calças, camisas e moletons em tons de branco, preto, chumbo, camelo e marinho. O skatista teve participação especial em todo o processo de criação: do desenho a orientação quanto à modelagem e construção das peças - visando sempre adequar as roupas à pratica do esporte, com o reforço de costuras, altura dos cavalos nas bermudas, posição dos bolsos, entre outros detalhes.

No Dia dos Pais, a Riachuelo lançou uma coleção feita exclusivamente para celebrar a data. A inspiração ficou por conta da temática navy, com os tons de azuis e detalhes em vermelho compondo a cartela de cores. Entre as novidades, estava a nova linha para os homens casuais, trazendo peças para o ambiente de trabalho sem a formalidade padrão.

A Riachuelo elegeu Cuba como cenário e inspiração para coleção de Primavera/Verão 2017. Batizada de "Colores de Cuba", a campanha foi estrelada pela baiana Daniela Braga, a angolana Maria Borges, a carioca Larissa Canela e a russa Yana Trufanova. A Campanha registrou desde a região histórica de Havana Vieja até os carros vintage conversíveis que circulam pela capital Havana.

Por fim, a Companhia também realizou uma parceria com a Isolda, marca que conquistou a indústria de moda global com o seu inconfundível DNA brasileiro. Desenvolvida especialmente para a Riachuelo, a coleção Isolda e Riachuelo juntas em Ode ao Brasil trouxe peças em algodão e viscose que celebraram a cultura e as riquezas naturais do país. Fiel à sua identidade, a marca explorou elementos da fauna e flora em prints autorais e cheios de bossa, que exaltaram suas origens e trouxeram poesia para a linha. O Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro, foi eleito como cenário para a campanha da parceria. Tombado pelo Patrimônio Histórico, o antigo cine Palácio e agora Teatro Riachuelo reforça o intuito da Companhia de ampliar o acesso a arte e à cultura presente desde a inauguração do Teatro Riachuelo em Natal.

Vale destacar que o desempenho dessas parcerias comerciais vai além do enorme sucesso alcançado em suas vendas. O ganho de imagem de moda junto a um público jovem cada vez mais atento e consciente no que diz respeito aos aspectos ecológicos e sociais é o grande trunfo gerado por tais estratégias.

Em relação à operação financeira, a companhia manteve o seu cenário mais conservador privilegiando a qualidade de suas operações ao invés de maiores volumes ainda diante de um cenário econômico bastante desafiador.

No ano 2016, a Riachuelo recebeu um reconhecimento inédito, sendo eleita uma das Melhores Empresas em Gestão de Pessoas, pela revista Valor Carreira. Este prêmio, junto à participação mais uma vez no ranking das Melhores Empresas para se Trabalhar, da Revista Época, e uma das Melhores para se Trabalhar no Varejo, da Revista No Varejo, revelam que o trabalho que tem sido feito traz bons resultados.

Como forma de reconhecimento pela qualidade das informações financeiras divulgadas ao mercado em geral, o Grupo Guararapes recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o Prêmio Troféu Transparência 2016 e foi eleita como a melhor dentre as empresas premiadas em sua categoria. Concedido pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI) e Serasa Experian, o 20° Troféu Transparência reconheceu as melhores demonstrações financeiras do mercado.

Perspectivas para 2017

O ano de 2017 trouxe uma série de perspectivas positivas na esfera econômica que ainda precisam se concretizar e trazer o atual cenário de renda, confiança e emprego para patamares mais animadores. A partir deste cenário, a companhia decidiu ser cautelosa em suas decisões de investimento e em suas projeções internas. Desta forma, uma aceleração no atual ritmo de expansão ocorrerá somente quando houver um maior nível de conforto em relação à performance de vendas.

A intensificação dos conceitos de fast fashion desenvolvidos e implementados no decorrer dos últimos períodos é um diferencial e tanto para superar o atual momento econômico. O novo centro Logístico recentemente inaugurado, uma estratégia de distribuição mais eficiente e uma coleção mais atrativa são elementos que devem contribuir para a performance da Companhia independente de uma retomada no âmbito macroeconômico.

No quesito produtividade, a Companhia continuará a buscar patamares ainda melhores em suas lojas e áreas administrativas sem colocar em risco a qualidade de suas operações. A combinação de método de gestão com redesenho de processos tem sido um forte aliado na busca de geração de valor nestas frentes.

Missão, Visão e Valores

Missão: proporcionar, a cada vez mais pessoas, as condições de se expressar através da Moda.

Visão: liderar o mercado nacional de moda, em um cenário predominantemente formal.

Valores: Ética e Respeito; Solidez Financeira; Austeridade Administrativa; Meritocracia; Aperfeiçoamento Constante; Responsabilidade Social; Servir ao Cliente; Governança Corporativa; Atitude Vendedora.


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